Ads Top

Resenha: Fazendo meu filme - A estréia de Fani

Créditos da imagem: http://melinasouza.com/

"Acho que só quem já passou por isso sabe como é ter o coração arrancado do peito. A sensação é exatamente essa, como se estivesse faltando um órgão vital dentro de mim. Como se eu estivesse sangrando por dentro."

"Hoje eu sei que nenhum filme é melhor que a própria vida. Infelizmente, as cenas não podem ser filmadas para que eu possa revê-las, decorar as falas e copiar as melhores frases. Mas o melhor DVD já inventado é a nossa memória, uma vez que posso visitá-la sem nenhuma aparelhagem."

"É tão estranho como uma pessoa fica diferente aos nossos olhos quando o sentimento da gente muda..."

Fani é uma adolescente de 16 anos viciada em filmes. Mora em Belo Horizonte e leva a vida como qualquer garota da sua idade: escola, shopping com as amigas, noites conversando na internet. A história começa mesmo quando a mãe de Fani a inscreve para um programa de intercâmbio, para o qual ela é aceita. Agora, praticamente da noite pro dia, a vida de Fani vira de cabeça para baixo. Uma vida nova pela frente, em um lugar que não conhece ninguém, tantos amigos que vai ter que deixar pra trás... Com tanta coisa acontecendo, ela demora a perceber que o professor de biologia por quem ela acredita estar apaixonada, na verdade não está com nada e que o verdadeiro dono do seu coração estava ali ao seu lado o tempo todo. Mas será que ele vai esperar?

Pra quem é apaixonada por romances e chick lits, ver um livro desse potencial, de uma escritora brasileira é de encher os olhos. Fazendo meu filme é um dos maiores achados da literatura jovem nacional e merece toda a divulgação possível, assim como todos os leitores merecem conhecer a história da Fani. Esse é um daqueles livros que eu fico até com medo de contar a sinopse com medo de dar spoiler, porque sinceramente, vale a pena cada vírgula dessa narrativa.
Todos os personagens são muito bem construídos, o que faz com que cada um conquiste uma grande parte da nossa adoração. A escrita da Paula é leve e envolvente de uma forma que faz você querer soltar o livro só para pegar o próximo.
A leitura é indicada para todas as idades, apesar do livro ser um infanto-juvenil. Afinal, é impossível não se identificar com os medos da fase, mesmo já tendo passado há muito por ela. Inclusive, os medos sobre mudança e amor, bom, acredito que a gente nunca perca, tenhamos 16 ou 61 anos.


Ficha técnica:
Título: Fazendo meu filme - A estréia de Fani
Título Original: Fazendo meu filme - A estréia de Fani
Autor: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
Ano: 2009



3 comentários:


  1. Olá, Karoline, é provável que você também tenha encontrado essa foto de abertura no We heart It, Tumblr ou em algum site que não indique a procedência mas essa foto é de autoria de MeLina Souza, que está inclusive na foto, e foi postada originalmente no blog dela junto com a resenha do livro nesse link: http://melinasouza.com/2012/09/09/fazendo-meu-filme-1-a-estreia-de-fani-paula-pimenta/ . Agradeceria se fosse concedido os devidos crédito à ela, já que agora tem o conhecimento e pode confirmar a veracidade da informação. :)

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Karoline..agradeço também pela MeL!
    Sucesso para o seu blog e uma ótima semana!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Engoli esse livro em 2 dias! É uma leitura muito gostosa, a Paula escreve muito bem. Não vejo a hora de ler os próximos... parabéns pela resenha!

    www.aconteceucomagente.wordpress.com

    ResponderExcluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.