Ads Top

Resenha: Marina


“A vida concede a cada um de nós apenas alguns raros momentos de felicidade. Às vezes são apenas dias ou semanas. Às vezes são anos. Tudo depende da sorte de cada um. A lembrança desses momentos nos acompanha para sempre e se transforma num país da memória ao qual tentamos regressar pelo resto de nossas vidas, sem conseguir. ”


“Nosso corpo começa a se destruir desde que nasce. Somos frágeis. Criaturas passageiras. Tudo o que resta de nós são as nossas ações, o bem e o mal que fazemos a nossos semelhantes. ” 

Óscar Drai é apenas mais um garoto de 15 anos que frequenta um internato. Passa todo o seu tempo livre andando pelas ruas de Barcelona e apreciando as estruturas e memórias dos antigos casarões do cenário. Em um de seus passeios, é atraído por um gato que lhe guia para uma dessas antigas casas, aparentemente abandonada, na qual se aventura a entrar.
Conhece então a encantadora Marina. Doce e misteriosa, logo ganha a amizade de Óscar. Durante uma das caminhadas que faziam juntos, passam pelo cemitério onde encontram uma peculiar dama vestida de preto visitando um túmulo sem nome. Decidem ir atrás do mistério aparente. E após tomarem essa decisão, não havia mais como voltar atrás. Estavam destinados a conhecer uma história de horrores.

A obra Marina traz uma história de amor e uma história de horror concomitantemente. A combinação perfeita para despertar no leitor todas as reações possíveis, desde alegria, paixão até em alguns trechos, medo. A história é muito bem construída e desenvolvida, com aquele mistério em cada página que não te deixa largar o livro. Os personagens são fortes, os cenários e ações descritos minimamente - em alguns trechos, mais do que eu gostaria.  Resenhar a obra de Zafón é uma tarefa difícil, visto que é quase impossível colocar em palavras as sensações que a trama causa. 
Como a obra tem poucas páginas, a história passa tão rápido que você só percebe ao fechar o livro, sensibilizado. O escritor conseguiu com Marina escrever uma só história para todos os gostos, de todos os tipos de leitores.


Ficha técnica:
Título: Marina
Título Original: Marina
Autor: Carlos Ruiz Zafón
Editora: Suma de letras
Ano: 2011


Nenhum comentário:

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.