Ads Top

05 dicas valiosas de como estudar melhor em casa


05 dicas valiosas de como estudar melhor em casa

A gente sabe que não é fácil estudar em casa, diante de tanta distração e outras coisas parecendo super maravilhosas disputando a nossa atenção com os livros e com os exercícios. Até pra quem gosta muito de estudar não é uma atividade muito fácil: exige tempo, esforço e concentração, o que no meio do dia a dia corrido, entre trabalho, academia, faculdade e lazer é difícil de encaixar.

Eu preciso sempre estar estudando uma coisinha ou outra, seja pros cursinhos que vivo fazendo (inclusive, aqui tem uma lista bem legais com portais que disponibilizam cursos grátis e com certificado online), pra faculdade, pra aprender alguma coisa aqui pro blog ou simplesmente para matar a minha curiosidade sobre determinados assuntos. Então, como eu tô sempre com a cara nos livros, acabei "desenvolvendo" (ou simplesmente aprendendo na tentativa e erro) várias técnicas simples mas que fazem uma diferença enorme na hora de estudar.


1. Criar interesse

Sim. Exatamente o que você leu: criar interesse no assunto que você vai estudar. Porque conseguir parar e sentar para estudar é a parte mais difícil, principalmente quando o assunto proposto não nos agrada tanto quanto gostaríamos.

Criar interesse prévio pelo assunto é uma boa forma de driblar isso. Por mais chato que um conteúdo possa ser, se analisado em todos os ângulos, sempre há uma pontinha que pareça legal: seja o autor da leitura, a aplicação posterior do conteúdo, ensinar o irmão, o pai, o avô, ou até mesmo para jogar na cara dos colegas o dez que conseguiu na prova (porque acredite, a chance de todos eles não gostarem do conteúdo, assim como você, é grande).


2. Ambiente (e materiais) organizados


Por mais desorganizado que você seja, é impossível estudar em um ambiente bagunçado: gera muita distração. Para conseguir focar a cabeça nos estudos é importante deixar tudo organizado antes de abrir os livros: mesa limpa, com todos os possíveis materiais que você possa vir a precisar já separados, lápis apontados e até um chá ou café (num lugar estrategicamente colocado para não ser derrubado).

Materiais coloridos (ou no estilo de sua preferência) também colaboram nessa hora, afinal, quando agrada os olhos, é muito mais fácil prender a atenção. Por isso sempre vale a pena comprar uma caneta, lápis ou caderno novo quando se está começando a criar o hábito de estudar para determinado objetivo. Assim como deixar o ambiente ao redor com a sua cara também é importante, afinal, nos deixa confortável em estar ali tornando a ideia de estudar mais agradável.

A ideia é deixar o cantinho do estudo tão convidativo, que vai dar vontade de estudar só pra poder ficar por ali. E pra isso tá valendo colar inspirações em um mural, colocar uns quadros decorativos, deixar uns livros que você gosta por perto e até deixar na mesinha um pote com balinhas ou algo do gênero pra lembrar que no fim sempre tem recompensa.


3. Traçar metas



Quando se começa a estudar algo, sempre há um objetivo por trás: seja passar no vestibular, em um concurso, tirar uma nota boa na prova ou ser aprovado na disciplina. Traçar metas para alcançar esse objetivo é estimulante ao mesmo tempo que mantém você no caminho.

Por exemplo, se o objetivo é passar num vestibular ou concurso, estipular uma meta de resolver 15 questões diárias sobre o assunto, não deixa o estudo pesado e no final, somando tudo, o resultado é grande.

Determinar as prioridades, dividindo os conteúdos em "fácil", "médio" e "difícil" pode dar uma boa ideia de como organizá-los, já que dá para ter uma ideia bem melhor de quanto tempo - e esforço - cada um vai demandar.

E pra traçar as metas tá valendo fazer aquelas tão famosas listinhas em forma de check list, sabe? Colocar todas as tarefas que você se propôs a cumprir no dia ou na semana em uma lista e ir riscando ela conforme for finalizando. Isso ajuda em não se perder nem se desviar das metas, ajuda a não deixar aquelas auto sabotagens acontecerem de fingir que cumpriu mesmo sem cumprir, afinal, tem um papel ali dizendo que você não cumpriu, e ajudam também naquela parte gostosa de ver uma atividade completa (ou várias delas, conforme as atividades forem sendo feitas).

Outro hábito importante é reservar um tempo diário para cumprir essas metas: um horário que você possa parar o que está fazendo e realmente sentar e se focar.


4. Não seja tão rígido



É importante também não se cobrar demais. Sempre vão existir dias que seu humor vai estar melhor e você vai conseguir um rendimento acima do normal, como vão existir aqueles dias que você já chegou cansado, estressado e sem vontade nenhuma para estudar. Nesses dias, se dê um tempo de lazer, tome um banho, faça algo que você goste.

E caso não queria desistir de estudar naquele dia, apesar do humor e do cansaço, assistir um filme sobre o assunto, uma vídeo aula ao invés de uma leitura, podem ser bons jeitos de descansar e ainda assim cumprir o objetivo. Se a disposição necessária vier, aproveite o tempo restante para estudar, mas se não vier, um dia ou outro, não é o fim do mundo.

Seja flexível também com seus horários. Separar sempre o mesmo horário, por exemplo das 20h às 22h, é importante para criar o hábito, porém, se ocasionalmente você não conseguir cumprir esse horário por qualquer motivo, não se martirize, substitua esse tempo em outro horário - só não deixe de cumprir o tempo proposto para não desanimar nem acabar acumulando muitas tarefas.


5. Estipular recompensas



Essa é a parte mais divertida e uma das mais importantes, porque além de servir como estimulante pra começar, ela também causa uma sensação boa que ajuda nosso cérebro a memorizar aquilo que estudamos e aprendemos.

Porque vamos combinar que não há nada mais estimulante para cumprir uma meta do que uma recompensa no final. Quando você estimula ter uma recompensa ao final de um desafio, você cria um hábito, o que intensifica o aprendizado.

Pode ser algo bem elaborado ou algo simples, mas sem dúvida tem que ser algo que valha a pena o esforço, mantendo a ideia de que quanto maior for o esforço, mais desejada por você deve ser a recompensa escolhida. E não vale chegar na metade e querer pegar a recompensa: ela só pode vir quando a meta estipulada for totalmente cumprida.


18 comentários:

  1. amei as dicas,realmente tudo na vida é questão de encontrar a motivação e a organização para tudo,dessa forma tudo que nos empenhamos a fazer flui

    ResponderExcluir
  2. Traçar metas sempre funcionou pra mim. Depois que comecei a criar metas aumentou muito mais meu interesse e a vontade de fazer algo para sempre melhorar.

    ResponderExcluir
  3. Adorei suas dicas, elas sempre me ajudaram bastante quando eu precisava estudar e não sabia por onde começar. Em época de enem, tudo é válido! hahaha.

    Beijoo!
    http://www.tardedioutono.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas. Agora que vou estudar para o Enem achei super válido.

    www.mcarolina.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótimas dicas... Realmente, deixar tudo organizadinho ajuda e muuuito! <3


    Beijos
    https://blogggirls.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. ótimas dicas, lembrei da minha época no MbA, haja vontade para estudar hahahah. Realmente temos que nos manter motivados e focados em nosso objetivo. Beijos
    Charme-se

    ResponderExcluir
  7. Amei as dicas! E isso funciona pra trabalho também! Ter um ambiente organizado, traçar metas, recompensas.. E acho que pra objetivos pessoais também. <3 Dicas pra vida! :D

    ResponderExcluir
  8. Ótimas dicas. Principalmente do ambiente organizado, porque apesar de ser desorganizada não conseguia estudar com a mesa cheia de coisas.

    www.maisfeminice.com.br

    ResponderExcluir
  9. Achar um tempo pra estudar em casa é um desafio né?! Mas com essa dica de recompensa acho que vou começar a estudar mais feliz hahaha

    www.heyflordeliz.com

    ResponderExcluir
  10. No meu caso, acho que estipular recompensas é a pior maneira, porque aí faço de qualquer jeito e fico morrendo de ansiedade para conquistar logo a recompensa (sou dessas) hahahaha
    Mas a melhor é criar interesse, quando você entende os motivos daquilo ser especial e ser necessário, não tem como não ter vontade de estudar.

    Arrasou nas dicas,
    Abraços de luz,
    www.cappuccinoebobagens.com

    ResponderExcluir
  11. Dicas sensacionais! Traçar metas, olhar o assunto a ser estudado pelo lado positivo, principalmente não se cobrar pois acho que muita cobrança bem acompanhada da frustração e isso não é nada legal!:) ótimo texto!


    www.elaebare.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Karol!
    Meu maior problema é me organizar e ao ambiente... gostei das dicas :)
    Vou implantar hoje mesmo esse negócio de recompensa...rsrs...
    Beijos!
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  13. Quando eu tava em época de vestibular, eu vivia doida. Nada organizado!
    Hoje me arrependo...

    http://pareinaadolescencia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Uooww essa de estipular recompensas eu nunca tinha pensado. Muito legal as dicas para encarar as maratonas de aprendizado.

    ResponderExcluir
  15. Eu adorei as dicas. Sou a louca da organização, até nos estudos.

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito das dicas, sou meio desorganizada e perco o foco rápido sabe? Mas se você consegue organizar o ambiente de estudo e tem uma meta.. Tudo fica mais fácil!

    ResponderExcluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.