Ads Top

Não espere o futuro para ser feliz.


Por tantas vezes já ouvi, na fila da padaria, na parada do ônibus, no refeitório e em todos esses outros lugares onde nos aglomeramos por um curto espaço de tempo, pessoas falando sobre a felicidade.

"Ah, porque quando eu me formar, aí sim vou ser feliz", dizia o jovem estudante, no caminho para a faculdade. "Quando eu me casar, a felicidade vai chegar", ouvi de tantas jovens moças sonhadoras. Há também aqueles mais esperançosos ainda, que dizem que só serão felizes se ganharem na loteria.

Mães falando que só poderão ser felizes quando o filho finalmente entrar naquele curso. Senhores esperando a aposentadoria para finalmente encontrarem a felicidade. Ou qualquer um falando que só vai estar feliz quando finalmente sair de férias, realizar aquela viagem programada há tanto tempo.

Ah, todo mundo gosta de sonhar com essa tal felicidade. Fazemos planos e mais planos, dos mais simples aos mais loucos para quem sabe termos a sorte de encontrá-la.

Confesso que chega a ser frustrante, quando tempos depois, encontro as mesmas pessoas, que nas filas e paradas falavam sobre os seus planos de alcançar a felicidade, contando sobre os novos planos, já que a formatura, casamento, férias, aposentadoria ou seja lá o que fosse, não foi o suficiente.

Eu até tento, mas é impossível não me colocar no lugar. Não pensar sobre o quanto corremos atrás da felicidade. Não só as pessoas que eu encontro por aí, mas eu também. O quanto eu corro atrás da felicidade e pareço nunca encontrá-la realmente.

Até que, num desses dias, ainda ouvindo sobre planos e juntamente pensando sobre os meus, percebi que a felicidade nunca chegará no futuro. A felicidade é coisa de momento e só pode ser encontrada no presente. No pão quentinho na padaria, no destino que o ônibus nos levou, ou no velho conhecido que sentou conosco no refeitório.

Cheguei a conclusão que nunca seremos capazes de encontrar a felicidade no futuro, se não formos capazes de encontrá-la no presente. Não é ela que foge de nós, mas sim nós que não conseguimos enxergar que ela, na verdade, está sempre ao nosso lado, nunca tão a frente. Pelo menos, não só lá.

8 comentários:

  1. Ahhh nossa, sabia que eu não era a diferentona que fazia isso! Quem nunca né? Também já me bateram essas crises "por que estou esperando pra ser feliz? Por que eu não posso ser feliz com o que eu tenho agora?" e ai virou uma terapia diária lembrar e agradecer as coisas que tenho e que já me fazem feliz sem negar o desejo de alcançar mais no futuro que me fará feliz também. Muito bom o texto!
    http://www.sabrinando.com/

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus! Esse último parágrafo me deixou sem nem saber o que falar, de verdade. Você me fez refletir muito sobre essa "felicidade" que a gente tanto procura.
    Eu sempre disse que sou feliz, mas ao mesmo tempo sempre pensei que quando tal coisa acontecesse, eu seria "mais feliz" ainda. Algo nessa linha de raciocínio hahah
    Pensando bem, focar tanto no futuro só vai me impedir de viver o presente, não é?! E é ele quem me promete as maiores felicidades. *-*
    Seu texto está muito maravilhoso <3

    Beijos!
    Coisinhas Aleatórias

    ResponderExcluir
  3. Sempre escuto isso e às vezes até nós mesmos acabamos falando isso no automático. Realmente a felicidade é algo para ser vivido e sentido no momento agora.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem que o terceiro ano não é tão legal, mas eu sempre tento ficar feliz e deixar os outros felizes também :) esperar pra que, né? Não sabemos o que vai acontecer daqui um tempo, então vamos tentar ser felizes todos os dias!

    Seu texto está lindo (ASSIM COMO TODOS OS OUTROS!) ❤️

    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Realmente a felicidade está no nosso dia a dia nas coisas boas que a vida pode nos proporcionar,também já fui dessas que acreditava que iria encontrar a felicidade em alguma coisa ou em algum lugar,mais hoje achei na minha família linda que construir,bjus

    ResponderExcluir
  6. Muito verdade isso. Principalmente o último parágrafo. É impossível achar algo bom no presente se estamos focando só no futuro.

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Concordo plenamente com isso. Muitas vezes colocamos a felicidade em tudo o que ainda vai acontecer, como se fosse uma cenoura em frente a tartaruga rs Sempre adiando, quando me formar, quando comprar isso ou aquilo, quando viajar, quando conseguir um namorado, etc. É preciso ser feliz no momento agora, isso é o mais importante. Gostei muito do texto. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  8. Texto maravilhoso! E realmente a felicidade está no dia a dia, temos que ser felizes no hoje porque o amanhã e o futuro só Deus sabe! rs

    Beijos

    http://www.senhoritamarmelada.com/

    ResponderExcluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.