Ads Top

A vida não acaba aos trinta


Se tem uma coisa que eu tenho vontade de sair gritando por aí, pichando os muros da cidade e esfregando na cara de quem não consegue entender é que a vida não acaba aos trinta. Nem aos quarenta.

A gente tem essa mania, né? De imediatismo. De querer tudo agora. Não, agora não, muito tarde. A gente quer pra ontem. Pro mais cedo que der. A gente quer mesmo sem saber se pode, se já está pronto, a gente simplesmente quer. Pra ontem.

Parece que o mundo vai acabar a qualquer momento. Ou melhor, que nós vamos sumir a qualquer momento. Como se a nossa capacidade de fazer as coisas, de conhecer pessoas, de aprender fosse expirar assim que entrarmos na casa dos trinta.

Esse imediatismo dita que nada pode ser conquistado depois de uma certa idade. Não importa se a gente não sabe o que quer antes, a gente tem que conquistar o nosso futuro. Mesmo sem saber o que é que nós estamos correndo atrás, a gente tem que correr. Tem que fazer, tem que fingir e parecer saber. Porque a gente já sabe, né? Se não for agora, se não foi ontem, ah, depois existe esse impedimento imaginário que graças a essa ditadura do imediatismo nos diz não.

Construímos um plano de futuro como se ele fosse imutável. Como se fosse agora ou nunca. Como se o primeiro emprego fosse o último, o único. Como se as bibliotecas nos fechassem as portas depois de uma certa idade.

Buscamos desenfreadamente um amor em qualquer esquina porque depois de algum tempo nessa busca acreditamos que ninguém nunca mais vai nos querer, vamos passar a eternidade (que só dura até os trinte, afinal, sabe-se lá o que acontece depois já que tudo só pode ser conquistado até aí) sozinhos. Como se até os sentimentos tivessem prazo pra expirar.

Tratamos as coisas mais importantes da vida de forma banal e esquecemos que simplesmente não há tempo limite para sonhar.

Esquecemos que somos instantes, variáveis e que estamos sempre nos transformando, que somos metamorfose em constante mutação.

Nós esquecemos, ou pelo menos fingimos esquecer pra não sair da linha que o imediatismo nos impôs, que a vida não faz sentido se nós a apressarmos. Nós esquecemos que somos livres pra sonhar, pra aprender e pra viver. Nós somos meros instantes, sem limites pra sonhar.


38 comentários:

  1. A gente esquece dessas miudezas, né? Estamos sempre querendo dar um passo mais longo do que o necessário. Sempre querendo estar na frente do tempo. "Nós somos meros instantes, sem limites pra sonhar." Adorei ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente esquece tanto que acaba nem aproveitando elas :(

      Excluir
  2. Concordo muito com você! As pessoas têm essa mania de querer tudo para hoje, agora... Se for para depois desiste ou não quer mais... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É um imediatismo que não acaba mais haha

      Excluir
  3. As vezes me pego cobrando demais. Só que na maior parte a cobrança vem de terceiros, aí fica mais difícil de lhe dar com essa situação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que todo mundo se cobra mais do que devia, principalmente por pressão dos outros. Mas a gente tem que parar, respirar e pensar se queremos aquilo por nós ou pelos outros, afinal, é nossa felicidade que tá em jogo.

      Excluir
  4. E nem aos 20. Porque, acredite ou não, às vezes eu entro em desespero pensando que estou com (quase) 20 anos haha É como você falou, imediatismo, querendo tudo pra ontem, sendo que ainda tem muito a acontecer no futuro. Adorei muito ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luana, estamos iguais então, tô beirando os 20 e as vezes bate aquele desespero de "o que é que conquistei até hoje, preciso pra já"

      Excluir
  5. Falou tudo! Aquela velha história de que, já tá na idade de ter filhos, de ter tua casa e carro, mas porque?! A vida não acaba nos 30 mesmo, não deveria ao menos! O texto me lembrou de uma série que amo "Younger" que traduz isso.. beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço a série, mas vou dar uma pesquisadinha sobre ela. ♥

      Excluir
  6. "Como se até os sentimentos tivessem prazo pra expirar." é exatamente isso que nos enfia na cabeça, como se pessoas, sonhos, sentimentos, nós tivessemos prazo de validade. Amei o texto, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, mas ainda bem que a gente sempre se toca que não tem prazo de validade ♥

      Excluir
  7. Que texto de utilidade pública!!!!! E foi mega útil para mim. Às vezes me pego pensando que ainda não to na faculdade, e fazendo as continhas para saber se ainda estou dentro da minha meta de me formar até os 25, e só tenho 19!!! Temos muitas coisas para conquistarmos ainda, e a vida tá ai para isso! Ela não vai acabar no meu aniversário de 30 anos!!
    Amei!!!

    Beijos,
    www.notavelleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí. Lembro quando eu entrei na faculdade, com 17, num curso de 4 anos e fiquei mega faceira "vou me formar com 21!" ai agora troquei de curso na metade e fiquei no desespero "droga, agora só com 23/24" Como se a vida fosse acabar ali.

      Excluir
  8. As pessoas querendo adiantar tudo, e eu aqui deixando tudo acontecer a seu tempo, sem muito desespero :)
    Nunca achei que a vida começa a acabar quando completamos 30 anos; na verdade, eu sempre ficava ansiosa para que essa idade chegasse, hehe.
    Ah, e eu amei seu texto! <3 inspirador e verdadeiro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, você é uma pessoa admirável, de verdade. As vezes me bate um desespero e aí eu respiro e lembro que as conquistas não tem prazo de validade não haha

      Excluir
  9. gostei muito do texto,tenho 3.6 e não trocaria por nada, o momento que estou vivendo,mais madura,deixando de cometer erros cotidianos,acredito que cada fase deve ser vivida e aproveitada,pois infelizmente não podemos voltar no tempo,então para que adiantar as coisas,quando for pixar os muros me chama,kkk a vida não termina depois dos 30 amei!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha, chamo sim! Você pode falar muito melhor que eu por já ter batido os trinta e estar aí, conquistando mais e mais coisas ♥

      Excluir
  10. Acho que de alguma forma nós somos condicionados pela mídia e as empresas de cosméticos a acreditar disso sabe. Por isso eu detesto produtos que viram mais retardar envelhecimento do que saúde. Não tem nada de errado em envelhecer, é um processo natural e a nossa essência não muda. Nunca é tarde para nada ♥

    www.faltouacucar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Envelhecer é natural, é saudável e a única mudança que pode trazer é mais experiência, mais conhecimento, mais lembranças gostosas.

      Excluir
  11. A vida não acaba em uma idade definida, a não ser que a mente esteja estagnada. A todo o momento estamos com oportunidades de prosseguir, não precisamos nos cobrar tanto. Nem tudo é como a gente quer, mas o imediatismo não é algo maduro a se ter.
    Texto perfeito como sempre.
    Beijos

    www.Juhlihipy.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As vezes o que a gente quer pra hoje, vai ser muito melhor aproveitado se conseguirmos só depois.

      Excluir
  12. Ótimo texto e muito verdadeiro. Precisamos aprender a valorizar todos os momentos e não nos cobrar tanto mesmo <3
    boa semana :)

    Red Behavior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a gente aproveita cada conquista, elas acabam tendo um valor sem comparação. Nossa felicidade acima sempre ♥

      Excluir
  13. O mal de muitas pessoas é querer tudo na hora e se não for agora não servirá mais e acabam perdendo tantas coisas maravilhosas que estão acontecendo ao redor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato! Se a gente desacelerar esse ritmo tem sempre muita coisa bela pra gente ver e viver ♥

      Excluir
  14. Menina, gostei muito do seu texto, estou chegando perto dos 30 e querendo ou não de vez em quando me bate um desespero porque ainda não tenho a vida perfeita que pensava que teria quando chegasse nessa idade, algumas coisas ainda não aconteceram, às vezes faço alguns planos futuros e penso "nossa, quando isso acontecer já vou estar velha!" rs Estou tentando não me apegar a esse tipo de pensamento, mas querendo ou não bate viu!
    Mas realmente a vida não acaba aos 30, na verdade já vi muitas pessoas falando que ela só melhora e vejo algumas amigas minhas conquistando o que elas realmente queriam só depois dessa idade.

    Beijos

    http://senhoritamarmelada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol, se bate em mim com 19, imagino pra quem já tá batendo na porta dos 30. O importante é a gente não desesperar e continuar no ritmo que dá ♥

      Excluir
  15. Amei o texto!
    Sabe, eu só tenho quinze anos e as vezes tenho a sensação de que tenho pouco tempo pra estudar pro vestibular, estrar em uma faculdade e "ser bem sucedido". Mas não! E se eu descobrir que quero outra coisa pra minha vida, eu faço outra faculdade e pronto! Essa mania do ser humano de acreditar que a vida é curta demais pra mudar de direção.
    http://www.itsbry.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho engraçado que quando a gente tá nessa época de entrar na faculdade se desespera, acha que se não entrar direto será um desperdício de tempo e acaba escolhendo um curso que nem tem certeza. Fiz isso também, e não adiantou de nada, agora tô aqui, no meu quinto semestre na faculdade mas no primeiro no curso certo.

      Excluir
  16. Eu acho que conforme vamos ficando mais velhos, vamos aproveitando ainda melhor o nosso tempo. Então realmente, a vida não acaba aos trinta, nem aos quarenta... :D
    Amei o texto!
    www.pequenosretalhos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu acho também, apesar de ter pouca idade. Mas acredito que quanto mais vivemos, mais aprendemos a viver.

      Excluir
  17. Verdade, temos essa estranha mania de querer as coisas para ontem, como se não existisse o amanhã.
    Mas acho que a melhor fase é após os 30....tirando as cobranças é claro.
    É uma fase da vida, mais pé no chão.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem isso, cada fase é uma fase e elas todas devem ser super aproveitadas, não tentando pular elas e passar uma por cima da outra.

      Excluir
  18. Olá, tudo bem? Eu acredito que a vida não tem um momento para acabar, aliás, acredito que só termina se você não tiver mais força de vontade de viver ou lutar por seus sonhos. Toda fase da nossa vida é importante de diferentes maneiras, cabe a nós saber aproveitar cada uma delas. Beijos, Érika ^^

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto do imediatismo, funciona muito bem, mas com coisas e não com pessoas, com a vida. Para a idade não ligo, acho que para algumas acaba sim quando não cuida da alma e não tem mais tesão, sonhos, metas etc.
    Avida não acaba nem nos trinta, 40 ou 60.
    www.cantinhhob.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que tudo tem que ser dosado, e essa coisa de querer atropelar as fases da vida só faz a gente perder elas.

      Excluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.