Ads Top

Resenha: O orfanato da Sr. Peregrine para crianças peculiares


“Agarramo-nos a nossos contos de fadas até que o preço por acreditar neles se torna alto demais...”

"Eu tinha acabado de aceitar que minha vida seria apenas comum quando coisas extraordinárias começaram a acontecer comigo. A primeira delas foi um choque terrível e, assim como qualquer coisa que muda você para sempre, dividiu minha vida em duas partes. Antes e depois."

Jacob é um adolescente normal que leva uma vida tão normal quanto se espera para um adolescente. Ok, talvez não tão normal assim, já que ele só tem um amigo e ainda vive as sombras das histórias fantásticas que ouvia de seu avô quando pequeno, imaginando se algum dia seria tão grandioso e teria tantas histórias para contar. Apesar de cada vez mais estar desconfiando que todos aqueles monstros, guerras, ilha, orfanato e histórias fantásticas que ele lhe contava não passavam de grandes loucuras de um homem que sofreu na guerra, ele ainda carregava dentro de si uma esperança de que tudo pudesse ao menos ter um fundo de verdade.

Quando seu avô morre em um estranho acidente no quintal de casa, a vida de Jacob vira de ponta cabeça. Ele é taxado de louco por todos os familiares ao descrever a cena que viu quando seu avô morreu em seus braços, dando instruções sem nexo para que ele encontrasse a ave na fenda, e se desculpando por não ter contado tudo antes. Toda essa história garantiu consultas regulares com um psiquiatra para Jacob.

Em uma tentativa de entender o que aconteceu, após encontrar uma carta sugestiva, Jacob decide viajar para a tal ilha do orfanato que seu avô ficara quando criança, a qual seu psiquiatra incentivou. E foi assim que seu mundo virou de ponta cabeça mais uma vez. Apesar da frustada primeira tentativa de encontrar alguém ainda vivo no antigo orfanato, o qual depois do dia 03 de setembro de 1940 havia sido completamente destruído, ele não desistiu de entender as histórias de seu avô. Graças a isso, Jacob teve o prazer de conhecer peculiares crianças que viviam do outro lado da fenda, com a ave. E dessa história sai muita ação, suspense, drama, fantasia e tudo com uma pitada de romance.

Resenha livro O orfanato da Sr. Peregrine para crianças peculiares


Eu sei que esse livro não é novidade pra mais ninguém, que ele fez sucesso e eu que tô atrasadíssima na resenha, mas,porém, todavia, entretanto, eu li ele somente agora depois de muito tempo de espera e quero postar aqui a minha humilde opinião sobre ele, sim, então cês aguentem aí, obrigada.

A primeira vez que eu vi o nome "O orfanato da Sr. Peregrine para crianças peculiares" foi no filmow há alguns aninhos. E eu achei que era só filme e que era filme de terror. Marquei lá como "quero ver" e fiquei acompanhando pra ver quando ia surgir a nota nele pra eu saber que já tinha sido lançado. Só que essa nota nunca saia e decidi procurar pra ver quando é que esse filme ia lançar. E sim, foi só aí que eu descobri que na verdade tinha um livro e que a adaptação ainda estava sendo produzida.

Demorei um bom tempo desde que descobri a existência do livro até finalmente fazer a leitura porque via tantos, mas tantos comentários bons sobre ele que decidi que queria ter o livro físico e não a versão digital. Então surgiu ele lindamente nas Americanas pelo lindo precinho de 25 reais (metade do que o valor que eu sempre via e desculpa, mas eu não desembolso 50 reais num livro) e ele veio pra casa comigo.

Confesso que eu fiquei decepcionada com a leitura. Não, o livro não é ruim, tá longe de ser. O livro é ótimo. Mas não é espetacular e eu esperava que ele fosse espetacular. Provavelmente o problema todo pra mim tenha sido que eu criei muita expectativa porque vi muito comentário falando como se fosse o melhor livro de todos os que eu poderia ler na vida. Então, sim, a história é ótima, intrigante, contagiante, maravilhosa. Mas ele não é o melhor livro que li na vida. Não é nem o melhor livro do gênero, pra fazer uma disputa justa. Acabei demorando muito mais que o usual para ler justamente por isso, desanimei a leitura numa certa altura, até tentar desfazer aquela expectativa que tinha criado, e só então continuei, pra não ser injusta com a história.

Resenha livro O orfanato da Sr. Peregrine para crianças peculiares


A história é bem cativante, tem momentos em que é impossível interromper a leitura sem antes saber o que realmente vai acontecer. Ela é contada de uma forma bem inteligente e sem deixar muitos furos, o que é difícil já que se trata de um tema fantástico onde o leitor intuitivamente fica procurando onde é que a história vai falhar. O panorama onde ela é apresentada, no meio de uma guerra, é algo que se destaca bastante durante a leitura, fazendo a história parecer real, como se realmente fosse possível que todas aquelas crianças e suas peculiaridades pudessem existir nesse mundo, no nosso mundo, dividindo espaço com nós, comuns.

A experiência de ler uma história ilustrada com fotos antigas - e reais, apesar de algumas terem sofrido pequenas alterações- é única e incomparável. Faz com que o leitor se aproxime muito mais, com que nossa imaginação flua muito mais ao imaginar aquelas peculiaridades como coisas possíveis, já que ali estão fotografias de que aquilo realmente existe, como se fossem provas contestando a nossa ceticidade.

A escrita é impecável também, palavras certas na horas certas causando as reações certas em cada cena. Depois que eu perdi o "preconceito" inicial eu fiquei incrivelmente envolvida na leitura, envolvida com a história de cada personagem, com a história de todo aquele mundo paralelo. Então, apesar de não ter achado o livro espetacular como esperava, eu super recomendo a leitura: mas sem excessos de expectativa pra não se decepcionar.

Ficha técnica:
Título: O orfanato da Sr. Peregrine para crianças peculiares
Título Original: Miss Peregrine's Home for Peculiar Children
Autor: Ransom Riggs
Editora: Leya
Ano: 2015
Resenha livro O orfanato da Sr. Peregrine para crianças peculiares

11 comentários:

  1. Esse livro é tão maravilhoso que resenhamos no mesmo dia e divulgamos na mesma hora, gente, BERRO! KKKKKKKKKKKKKKKKKK
    Amo seu blog!

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei muito da história, mas também achei que precisava ter algo a mais, além do trailer do filme ter me deixado com umas pontas sem nós, tipo, alguns personagens não tem muito a ver como é descrito no livro. :( #chateada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também notei muitas diferenças, mas é aquela coisa que o cinema tá sempre aí pra nos mostrar: não esperem uma adaptação fiel hahah

      Excluir
  3. Não li ainda o livro, mas ele já ta na minha lista de leitura faz um tempinho hahah Ouvi muita gente falando bem dele e a capa me chamou muito a atenção (adoro livros com capas bonitas ou diferentes, sou bem visual hahah) Beijoos, adorei a resenha

    itiskimby.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Me senti super alienada porque esse livro é uma novidade pra mim, ainda bem que você fez resenha dele, assim eu tive oportunidade de conhece-lo. E por falar em resenha, que resenha bem feita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?? Nossa, já valeu a resenha. Achei que iam me achar a atrasada haha. <3

      Excluir
  5. Sua resenha foi a mais completa que li até agora desse livro. A maioria que vi foram bem "rasas" e focaram só na parte da fantasia e não falaram na história e nos aspectos do livro. To bem afim de ler ele, mas é bom saber que não devo deixar as expectativas tão altas hahah

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é realmente muito bom, mas pra mim ele não foi tão espetacular assim. Meu namorado começou a ler agora e eu disse pra ele: vai sem expectativas que talvez assim a história seja realmente espetacular.

      Excluir
  6. Eu vi sobre esses livros poucas vezes, gosto de não criar tanta expectativa quanto a histórias por causa disso, acho interessante a história e permito me surpreender. Tive varias quedas de expectativas hahahahah foi muito importante vc dizer isso na resenha. Quero muito ler o livro, assim que terminar as leituras obrigatórias vou começar a ler os que quero. Já acrescentei na lista!

    Beijos,
    Pinguimtagarela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse é um daqueles livros que já nascem clássico, uma história marcante, envolvente. As fotos fazem uma grande diferença na construção da narrativa. Estou amando ler o 1º e 2º, já aguardando o 3º chegar. Mal posso esperar para ver o filme. Ótima resenha. super bjooo

    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. por isso que nunca leio algo que tá na moda, por que as pessoas idolatram muito sabe?! ai acontece isso, nos decepcionamos! eu demorei bastante pra ler game of thrones por isso, todo mundo falando maravilhas e eu desconfiada como sou... esperei. amei!!!
    me aconteceu isso com o livro que acabei de fazer resenha, ele é baseado num jogo, e eu adoro o jogo, fiquei tão ansiosa pra ler, criei tanta expectativa que achei o livro fraquinho, mas ele é muito bom e tbm precisei dar um tempo, quando voltei a ler, meses depois, pareceu até outro livro hahahaha

    desse daí só conheço por nome, nem sei se já estreiou o filme pra ter noção, como disse, não fico ligada nessas coisas pra não me decepcionar hahaha mas tenho muita curiosidade, quero ler sim!!! e ver o filme quando der, adoro aquela atriz!!
    beijos e tudo de bom!

    http://www.nanalaraujo.blogspot.com

    ResponderExcluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.