Ads Top

Precisava de você - Resenha

Precisava de você livro Pedro Guerra Editora Belas Letras

Essa não é exatamente uma história de amor. Pelo menos, não daquelas que a gente tá acostumados a encontrar por aí nas livrarias. Não é daquelas em que a gente shippa o casal do livro durante quase toda a história pra finalmente, nas últimas 10 páginas eles perceberem o quanto se amam e decidirem ficar juntos e felizes para sempre. Não. A Lola e o Gabriel não ficam juntos no final da história, e a gente dá é graças por isso. E não, eu não tô dando spoiler importante nenhum aqui, viu? A gente já sabe desde a sinopse atrás do livro que eles não ficam juntos, porque o caso é que "Precisava de você" se trata de uma carta enorme contando como a história de quase amor de dois adolescentes não deu certo pelas bobagens da idade.

A história que Lola Tavares nos conta tinha tudo pra ser uma daquelas histórias maravilhosas de tão lindas que a gente assistiria na sala do cinema e ficaria imaginando quando algo assim ia acontecer com a gente, quando a vida ia nos presentear com uma história de amor tão digna de hollywood. Foi assim que aconteceu: Lola, esperando o ônibus, avistou lá do outro lado da rua um daqueles garotos que quando a gente põe os olhos faz o mundo parar de girar por alguns segundos. Lindo, um brilho único e uma camiseta de banda. Fones de ouvido e um mistério no ar. Paixão a primeira vista. Primeira vista curta e interrompida pelo ônibus que estacionou bem em frente. Uma daquelas paixões que a gente tem e que sabe que nunca mais vai encontrar a pessoa. Só que, ela encontrou de novo. E de novo. E de novo. E descobriu que a tal paixão se chamava Gabriel Vegas e que era ainda mais lindo de pertinho. 

Só que, nem tudo poderia ser tão lindo, não é? Gabriel era mais novo que ela. Ela tinha 18, ele 17. Ela fazia faculdade, ele ainda estava no ensino médio. E pra completar, ele tinha namorada. Namorada essa, que era amiga de Lola. Mas, a vida anda, o tempo passa e o namoro termina. Gabriel Vegas estava solteiro, e aparentemente, afim de Lola. Mas, não se engane: é aqui que a história começa a desandar. O que tinha tudo pra ser a história de amor do ano, não passa de mais que uma carta desaforada esquecida em uma lancheria no fim de tudo. 

Precisava de você livro Pedro Guerra Editora Belas Letras

A ideia de escrever uma carta contando tudo que aconteceu e tudo que deixou de acontecer também, veio do Sam, melhor amigo de Lola, que junto com seu namorado Noel, escutaram todos os dramas, deram colo, conselhos e viram também toda a história se desenrolar de camarote. 

Essa é uma história que definitivamente eu poderia ter escrito. A Lola é exatamente o tipo de personagem que eu escreveria: dramática e toda apaixonadinha. Provavelmente eu só escreveria ela mais nova, pra fazer um pouco mais de sentido todo aquele drama (porque vamos combinar, a gente até perdoa o exagero de uma menina de 15 anos, mas uma de 18 a gente já espera um pouquinho mais de bom senso, né?). Uma característica que me fez gostar um pouco mais do que o normal da personagem é que ela tem um problema que eu também tenho e ninguém me entende: eu passo mal (de vomitar) por qualquer coisa. Qualquer coisinha mesmo: beber, comer, ficar nervosa, andar, respirar. 

Mas o principal mesmo que me conquistou nesse livro foi o fato de ele inteiro ser uma carta. Uma daquelas enormes, cheia de sentimento e cheia de desaforos no meio, que aos pouquinhos vai curando o coração de quem tá escrevendo. Porque foi isso que aconteceu: a Lola começou a escrever ainda muitíssimo magoada com o Gabriel. E conforme as páginas foram crescendo e os dias foram passando, a vida foi correndo e ela foi se curando. Foi entendendo também tudo que aconteceu e como aquilo não era mais o fim do mundo como ainda parecia quando ela começou a carta. 

Enquanto eu lia esse livro, lembrei de duas coisas: a primeira, foi do livro "Por isso a gente acabou" que retrata mais ou menos a mesma coisa: um romance que não deu certo, também escrito em forma de carta que eu simplesmente amei quando li uns anos atrás (inclusive, bateu uma saudade da história, que provavelmente eu lerei ele novamente nos próximos dias). E a segunda foi da vez em que lá nos meus 15 anos eu escrevi uma carta dessas. Sério, eu escrevi um caderno inteiro para um ex namoradinho na época! Não deixei largada numa lanchonete, depois de alguns anos com ela guardada em uma caixa entreguei a tal da carta e incrivelmente o tal ex namoradinho que eu xinguei a carta inteira realmente leu tudo. 

Precisava de você livro Pedro Guerra Editora Belas Letras


Mas, voltando a história da Lola, o livro vem acompanhado de um CD também, com a música "Metáfora" que a Lola compôs para o Gabriel cantar em uma apresentação que ele iria fazer. A música nunca foi cantada por ele, mas ficou linda sendo cantada por ela. Eu fiquei toda "ai meu deus que coisa fofa" quando o cara da livraria me entregou na sacolinha junto com o livro esse CD. Cheguei em casa e fui direto colocar ele no computador pra saber do que se tratava. Quando encontrei o vídeo com a música eu simplesmente parei o que estava fazendo pra começar a ler o livro e descobrir logo do que se tratava. Tem a música no youtube, mas ao invés de deixar o vídeo aqui, vou deixar o link do site do livro precisava de você que tem a música também pra vocês se encantarem ainda mais. 

Outra coisa legal pra mim sobre esse livro é que o autor dele é aqui da minha cidade e é libriano que nem eu. Não bastava se identificar com a história toda, tinha que me identificar com algumas características do autor também. Vocês podem acompanhar a página dele no facebook, sempre tem umas frases e coisinhas bacanas por lá.  

Ficha Técnica: 
Título: Precisava de Você
Autor: Pedro Guerra
Editora: Belas Letras
Ano: 2015
Precisava de você livro Pedro Guerra Editora Belas Letras karoline krahl entre cartas e amores

Um comentário:

  1. Não conhecia esse livro, mas achei um pouco interessante. Talvez ele vá para minha wishlist, mas estou pensando ainda, rs.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpageInstagramTwitter

    ResponderExcluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.