Ads Top

03 pequenas coisas que você deve fazer por você mesmo

Coisas que você deve fazer por você mesmo

Nos últimos tempos (principalmente no último ano) eu aprendi a lidar muito melhor comigo mesma. Não que eu não soubesse antes, mas eu aprendi a fazer pequenas coisas que melhoram muito o meu relacionamento comigo e com a minha auto estima. Tem várias coisinhas que eu fui aos pouquinhos, mas bem aos pouquinhos mesmo, aplicando na minha vida, no meu dia-a-dia e que foram tornando tudo mais fácil. Então, decidi trazer aqui algumas dicas das coisinhas que eu aprendi (e ainda estou aprendendo) que mais contribuíram para essa diferença toda. 

01- Parar de se comparar com os outros


Não tem como negar que a gente faz isso sempre, mesmo que inconscientemente. E provavelmente por mais que a gente entenda que ninguém é igual a ninguém e que a gente não deve se comparar ao coleguinha, a gente ainda vai continuar comparando. Só que a parte do entender que cada pessoa é única e que são suas particularidades que lhe tornam especial é essencial. 

Se a gente tirar cinco minutinhos pra procurar, sempre vai ter alguém em uma situação melhor que a nossa, ou que faça algo que a gente gosta de fazer um pouco melhor. Sabe aquela história de que o jardim do vizinho é sempre mais verde? A gente vê uma coisa legal no outro e idealiza pelo simples fato de que não estamos vivendo aquilo: não sabemos todos os degraus que aquela pessoa precisou subir ou todos os problemas que ela lida diariamente também. 

Só que ter alguém que faça algo bom não significa que a gente não faça bem também. A gente tem essa mania boba de colocar todo mundo em um pedestal e colocar a gente mesmo lá em baixo. As pessoas são diferentes e tem ritmos diferentes também, mas todos nós somos únicos. Todos nos destacamos em alguma coisa. Ficar querendo se comparar é apenas um tiro na nossa auto estima - a qual a gente sabe que é bem difícil de construir. 

02- Ser mais gentil com você mesmo

Coisas que você deve fazer por você mesmo

Qual a última vez que você se mimou? Que se deu um tempo para assistir aquele filme que tanto gosta ou que foi no seu restaurante favorito sem nenhum motivo de comemoração além da simples vontade de comer a comida de lá? Qual a última vez que você saiu e comprou um presente pra si mesmo sem ser aquela roupa que você precisava comprar para um evento? Qual foi a última vez que você se permitiu ficar de pijama, tomar um café e não fazer nada naquela sua folga tão esperada?

Se mimar e se permitir pequenos agrados dão um estímulo necessário para a vida. Valorizar essas pequenas coisinhas e se permitir ter momentos bons ajuda a entender que a vida está acontecendo agora. Que o resultado que a gente está esperando, seja lá qual for, é importante sim, mas que o caminho até ele também é. Não adianta se desgastar durante todo o processo e não conseguir comemorar lá no final, não é? 


03- Se permitir ficar triste também


A gente fica triste muitas vezes e isso é completamente normal, sabia? Somos emoção e sentimento. Somos instantes e sensações. A gente fica triste mesmo. Por várias coisinhas que depois até parece bobagem. Mas a gente sente. E a gente precisa sentir. Essa coisa de querer bloquear tudo e nunca se permitir ficar triste, nunca comer um brigadeiro ou assistir um filme bem deprê pra sentir aquilo tudo, só faz a gente virar uma bomba relógio. 

Faz a gente ir guardando tudo, se entupindo de coisa ruim e de lágrimas não derramadas que uma hora vão ter que sair. A gente evita algumas vezes, mas uma hora vem tudo junto e a gente entra em crise. Se permitir ficar triste quando algo acontece é importante: não dá pra esquecer que somos humanos e não máquinas, e como tais, a gente precisa sentir. 


E é claro que existem várias outras pequenas e simples coisinhas que a gente pode (e deve) fazer pela gente mesmo, pelo nosso bem estar e pela nossa auto estima. Existem muitas coisas fáceis e que fazem uma diferença sem tamanho, Mas, vamos aos poucos. Aquele velho ditado, de grão em grão, sabe? Porque a gente sabe, que por mais que sejam coisas simples e pequenas, começar essas mudanças são coisas difíceis e que requerem muito tempo. Então, lê, relê, pratica, respira, se acalma, tenta de novo, que daqui uns dias a gente se encontra pra falar de mais coisinhas pequenas que a gente pode fazer. 

Coisas que você deve fazer por você mesmo

15 comentários:

  1. 03 coisas extremamente necessarias! A que mais tenho dificuldade é parar de me comparar ): mas é uma caminhada, nao podemos parar <3 amei, miga

    ResponderExcluir
  2. Coisas difíceis, porém importantes para nossa felicidade e auto realização. Acho que o caminho é ter em mente que nós conseguimos, ter fé e dedicação.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  3. Realmente são coisas difíceis de se colocar em prática mas quando a gente "pega no tranco" tudo flui tão gostosinho. É tão bom ter a sua própria companhia e gostar dela <3 O mais difícil pra mim é ser um pouquinho gentil comigo, to sempre me colocando uma super pressão mas aos poucos to acalmando isso, espero extinguir isso logo hahah Beijão

    Quero ser Miranda

    ResponderExcluir
  4. Que isso guria .. Cada dia me apaixono mais pelos seus textos, fico mais encantada, mais admirada do seu trabalho, realmente precisamos colocar pequenas coisas em prática no nosso dia a dia, para que a nossa auto estima esteja sempre de bem conosco e com a vida. Já passei por fases complicadas com a minha auto estima, mas fiz umas pequenas mudanças e hoje já estou de bem com ela novamente.. Beijos e muito sucesso!

    https://lyaahsutil.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Tudo que é impossível, o último de ficar mais triste eu consigo lidar de um maneira mais fácil, agora não me comparar e ser mais gentil não consigo, é difícil, é uma questão de habito e amor =/

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  6. Que post legal Karol, bom pra gente refletir um pouco. Ainda mais para as pessoas que passam ou já passaram por problemas como depressão, vale a pena ler a respeito e mudar essas pequenas coisas no dia-a-dia :)

    Beijos
    Fran
    Achei e Rabisquei

    ResponderExcluir
  7. É tão dificil né? Sou uma pessoa que me cobro muito, tipo coisas meio impossíveis e fico frustrada, porém já estou trabalhando para mudar isso e ficar feliz com a mínima coisa que fiz no dia. Se eu fiz algo já está bom! Pelo menos por hoje haha e assim vai. Pensamento positivo sempre.

    Sucesso, beijos! Com carinho, Menina Borboleta.
    http://meniborboleta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ai meu deus, quanta verdade em único post.
    Dias atrás eu estava pensando nisso, em como eu me comparava com outras pessoas, isso me deixa tão para baixo, realmente não sei porque ainda insisto nisso. Mas sério, seu post ficou ótimo e vai ajudar muita gente.
    Amei <3

    ResponderExcluir
  9. Aqueles posts que vem na hora certa ❤
    Eu antes me cobrava demais, me comparava a todo mundo e achava que deveria ser feliz o tempo inteiro. Fiz uma análise das coisas que eu estava fazendo de errado e minha vida deu uma alavancada depois disso! Post maravilhoso, vou salvar. <3

    ResponderExcluir
  10. Oi flor! Enquanto eu lia seu post me perguntava exatamente qual foi a última vez que fiz isso ou aquilo por mim... Nossa, entendo perfeitamente a parte de se permitir ficar triste... perdi as contas de qtas crises existenciais eu tive pq não me permiti chorar qd tive chance, depois td se acumulou e juntou mais outras coisinhas... e de coisinha em coisinha, lá vem aquele turbilhão incontrolável de lágrimas. Se comparar com o coleguinha, quem nunca? Mas vc disse uma coisa certa e que mtas vezes esquecemos: que ninguém é igual a ninguém. Acho que se a gente pensasse nisso de vez em qd o mundo teria ido mais além do que vemos hj...
    Bjks!

    www.mundinhodahanna.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Belas dicas. E a quarta seria "Se afastar de quem te faz mal e te compara com os outros". Não existe coisa mais frustrante que ouvir "Ah, mas fulana faz isso..." --'
    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Ótimas dicas! Eu não só procuro sempre fazer isso como também mega recomendo para as pessoas. Afaste-se de pessoas negativas, seria a minha quarta ai.

    ResponderExcluir
  13. E não é fácil, né?
    Ver alguém fazendo algo no lugar de "nossa, eu também posso fazer isso. Posso fazer o que quiser!" pensar "se nem fulano conseguiu, quem dirá eu conseguir". É complicado, mas a gente aprende. ♥

    ResponderExcluir
  14. Três coisas essenciais e que eu precisava ler. A segunda já pratico, mas a primeira e a terceira ainda tenho que treinar, e muito. Tenho a mania boba de me colocar lá em baixo, às vezes é quase automático, se comparar com alguém. Mas tenho tentado aceitar aos pouquinhos que cada um têm seu próprio ritmo e próprio tempo. É como li certa vez, não lembro que texto era, nem o autor, nem a frase palavra por palavra, mas era algo semelhante a 'você está no tempo certo para você mesmo', ou algo assim. Não sou boa para gravar frases haha mas deu para entender onde quis chegar.

    ResponderExcluir
  15. Eu tento praticar um pouquinho de cada uma dessas lições que você citou. A gente tem que aprender a se amar mais e valorizar o que temos de bom.

    http://lenabattisti.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.
UA-80596339-1