Ads Top

Outras 03 pequenas coisas que você deve fazer por você mesmo

03 coisas que você pode fazer por voce mesmo

Um tempo atrás eu trouxe pra vocês um post chamado "03 pequenas coisas que você deve fazer por você mesmo" com algumas pequenas dicas de coisinhas que a gente pode ir aos pouquinhos tentando incorporar ao nosso dia a dia, pra ter uma relação muito melhor com a gente mesmo, afinal, somos as pessoas mais importantes de nossas vidas. O caso é que eu percebi que o post foi bem aceito e inclusive algumas pessoas vieram conversar sobre ele, que eu decidi trazer mais algumas coisas. Os tópicos que eu separei para esse post são bem mais em forma de lembrete, pra parar e pensar um pouquinho sobre cada um e sobre como eles influenciam muito na nossa vida.

01 - Se afastar de quem só te coloca para baixo


Eu sei, é muito mais fácil falar do que fazer. É muito fácil postar no facebook aquelas frases dizendo que de hoje em diante só permanece na nossa vida quem faz bem. É muito fácil chegar aqui pra vocês e dizer: façam isso. Na prática, já é bem mais difícil. Relações tóxicas não vem só de amizades que a gente pode simplesmente cortar o laço e tá tudo bem. Relações tóxicas existem muito dentro da própria família, também, e simplesmente cortar e afastar essas pessoas não é só questão de querer. 

Mas, afastar alguém que só te faz mal, não necessariamente significa afastar fisicamente aquela pessoa de você. Se for possível, ótimo. Mas a gente sabe, nem sempre é possível. Então, o que pode ser feito é aprender a diminuir a importância que aquela pessoa tem na sua vida. A influência que as palavras e atitudes dela tem perante as suas próprias atitudes. 

A gente não precisa permitir que alguém nos coloque pra baixo o tempo todo. Que alguém faça a gente se sentir mal com a gente mesmo. Ninguém precisa permitir isso. Sabe aquela coisa que a gente ouvia muito quando era pequeno de que as coisas “entravam por um ouvido e saiam pelo outro”? As vezes, essa é a atitude mais madura que a gente pode ter perante essas pessoas que a gente não consegue afastar. Nossa saúde mental sempre em primeiro lugar.

02 - Se colocar sempre em primeiro plano 


Blog de textos

Vamos pegar aqui o gatilho do item anterior? Nossa saúde mental sempre em primeiro lugar. E se tem uma coisa desgraçada que sempre acaba com a nossa saúde mental é a gente se cobrar pra ser o que os outros esperam que a gente seja. 

É querer agradar os pais na escolha da profissão, agradar o irmão na hora de decidir onde morar, agradar os amigos e ir naquele churrasco que você não está com a menor vontade de ir. E isso vira um ciclo vicioso, sem fim. Um looping eterno. 

Porque quanto mais a gente se põe em segundo plano e tenta fazer de tudo pra agradar os outros, mais os outros esperam que a gente faça isso o tempo todo, cada vez mais. Mais eles esperam que a gente dê sempre ouvido aos planos que eles fizeram pra gente e tranque os nossos em uma gaveta. 

Só que ninguém mais viver a nossa vida. Ninguém mais vai estar o tempo todo com a gente, só nós mesmos. Somos nós mesmos que vamos ter que conviver com cada escolha que for feita pensando no que os outros querem e não no que nós queremos. 

03 - Invista nos seus sonhos


Isso é uma coisa essencial na nossa vida e ridiculamente difícil de ser colocada em prática. É tão óbvia, tão pequena. Investir no que a gente quer fazer. Quantas vezes a gente já escutou que somos o nosso maior investimento? E ainda assim, continua ridiculamente difícil realmente fazer isso. 

Nossos sonhos são coisas que ninguém nunca vai poder roubar de nós. E a parte mais legal, é que eles só dependem da gente. Eu sei, se o sonho é viajar um ano, vai custar uma grana legal e vai depender um pouco mais do que apenas nossa boa vontade de começar. Mas, enquanto a gente só deixar o sonho guardado, ele vai ter chances quase nulas de realmente acontecer. Planejar é importante. Relembrar as coisas que você quer. Investir em meios de tornar aquilo tudo real. Na maioria das vezes, eles só dependem de a gente dar o ponta pé inicial. 

Mas, como eu sei que apesar de parecer muito simples, é na verdade uma das coisas mais difíceis de serem feitas na vida, esse item aqui é muito mais um lembrete do que qualquer outra coisa. Para um minutinho e responde pra você mesmo: 

Quais são os seus sonhos? O que você quer fazer? O que quer ser? E o que você está fazendo por isso? Vocês está correndo atrás? Ou está apenas arquivando seus sonhos em um cantinho pra ver se você esquece deles e consegue se focar em ser o que você já é, e só?

Blog de textos

9 comentários:

  1. Moça, o item 2 é super verdade! Já fui obrigada a ficar perto de ente tóxica e olha, tô pra ver coisa mais desagradável! Felizmente, porém, não precisei lidar com elas por muito tempo, e hoje, se por acaso o contato com uma pessoa assim se faz necessário, simplesmente limito a influência dela.
    gostei dos outros dois, mas esse segundo foi o meu preferido!
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Não tenho nem palavras pra dizer como me sinto depois desse texto incrível. O anterior eu já havia gostado, deste então? Amei!

    Os 3 itens são fundamentais. O primeiro, é como tu disse, é muito mais essencial não dar mais tanta importância para aquela pessoa tóxica, do que se afastar totalmente. No segundo, até já fiz um post sobre aprender a dizer não, que tem o mesmo fundamento. Fazemos tantas coisas para agradar os outros que esquecemos de nos agradar e, quando vamos perceber, já não tem mais como cortar o mal pela raiz. O terceiro, e não menos importante, é o mais difícil dos 3, na minha opinião. Pois é o que demanda todo tipo de força e sentimento. Luta, garra, perseverança, fé, persistência, acreditar que é possível, correr atrás, tudo isso e muito mais, é preciso para lutar e conquistar os sonhos.

    Amei o texto, compartilhei e ainda vou colocar como post favorito deste mês. O que não é novidade, pois tu sempre aparece nesse tipo de postagem lá no meu blog, né? kkk.

    Beijos,
    Blog Gaby DahmerFanpage

    ResponderExcluir
  3. Ah, se a gente parar pra pensar é realmente difícil nos colocarmos em primeiro plano, são tantas coisas que acontecem, tantas pessoas que queremos ajudar. Adorei o post. Vou até salvar aqui pra ir exercitando haha
    Beijão!

    http://tempestarei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu já tinha feito meu post com os favoritos do mês, mas depois de ler essa postagem, eu vou precisar editá-lo e colocar o seu link. Essas pequenas grandes coisas passam desapercebidas em nosso dia a dia, mas não deveriam. Eu estou aprendendo a eliminar pessoas tóxicas da minha vida e isso tem me feito um bem danado. Quanto as outras coisas, vou tentar colocá-las em prática.

    Beijo,
    http://subscrevendome.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?

    A melhor coisa é se afastar de pessoas que nos coloca para baixo e gente tóxicas, faz muito mal mesmo e parece que só atraí gente assim cada vez mais.
    Investir nos nossos sonhos é algo realmente importante. O meu sonho e só ficar viajando e fotografando. Apenas fazer isso por muito anos.

    Beijos
    Byvanessamedeiros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Tu consegue passar um monte de sentimento bom pra mim ❤

    ResponderExcluir
  7. Concordo totalmente com tudo o que você escreveu! O problema é quando as pessoas tóxicas são pessoas próximas , as vezes é difícil não dar atenção ao que elas falam :/ Mas é certo que temos que ir atrás dos nossos sonhos, sempre <3
    Beijos
    http://www.nomundodaluablog.com/

    ResponderExcluir
  8. ai, que 3 coisas mais incríveis, muito essenciais mesmo. eu passei a me afastar de quem me fazia mal a um ano e...nossa, que diferença, desde excluir essa pessoa no fb já é uma ajuda, sabe? tu sente que aquele peso sai de ti. Temos que aprender a cuidar de nós mesmos, a focar em nós mesmos <3

    ResponderExcluir
  9. O seu post foi lido em um dia muio importante pra mim. Um dia em que eu optei por mim, o dia em que eu tomei a decisão de não mais ser dependente emocional da pessoa que mais me aprisiona, você não tem ideia de como se encaixou comigo. Essa é a verdadeira beleza da escrita, ela encontra as pessoas e sempre serve para elas, permanece ali intacta esperando alguém que se encaixe a ela e sempre há alguém. Daqui a algum tempo, outra pessoa vai encontrar esse texto e vai se encaixar a ele também.

    Parabéns pelo trabalho lindo que é o seu blog, Karol, não só por esse texto. Estou amando aqui ♥

    www.ultimobiscoito.com

    ResponderExcluir

Entre Cartas e Amores - Blog de textos, comportamento, amores e resenhas literárias. Conta pra gente o que você achou ♥

Tecnologia do Blogger.
UA-80596339-1