Meu ano em pixels: o que é e como usar

Aprender a controlar o seu humor, sentimentos e trabalhar o auto conhecimento com o meu ano em pixels é um ótimo desafio para colocar na lista de desejos para 2024.

Sempre que vem chegando um novo ano é comum começarmos a planejar o próximo ano, definir metas e objetivos. Começar a desenhar e idealizar qual versão de nós mesmos nós queremos construir nesse ano novo que começa. 

Um tópico recorrente nesses planejamentos é sempre trabalhar melhor o nosso auto conhecimento. O famoso: cuidar mais de mim. Existem muitas e muitas formas de fazer isso e o meu ano em pixels é uma delas.

Com ele você pode ter, ao fim do ano, uma visão macro de tudo que sentiu durante cada dia e aproveitar diariamente para compreender ainda mais os seus sentimentos.

O que você vai encontrar neste artigo:

O que é o meu ano em pixels? 

Meu ano em pixels é um planner controlador de hábitos, também conhecido como mood tracker. O objetivo principal desse planner é te ajudar a acompanhar e entender os seus sentimentos durante o ano.  Sejam esses sentimentos de alegria, tristeza, ansiedade, etc. 

meu ano em pixels é basicamente uma planilha, dividida entre os meses e os dias do ano, tendo um quadradinho para cada um dos 365 dias. 

A ideia é que cada um desses espaços seja colorido ou pintado, diariamente, com a cor ou algum padrão de desenho correspondente ao nosso humor naquele dia. Essa escolha de preenchimento é feita conforme informado na legenda ao lado da planilha. 

Assim, ao final do ano você terá um gráfico – em pixels – que demonstra e ilustra como foi o seu ano emocionalmente, contendo todas as cores dos altos e baixos de emoções que são tão comuns e fazem parte da nossa vida. 

Como fazer meu ano em pixels?

Além de fazer o download de uma versão já pronta para imprimir, você também pode fazer o seu próprio meu ano em pixels.

Para isso, basta pegar uma folha branca e desenhar uma tabela contendo 12 colunas e 31 linhas, para representar todos os dias do ano. As colunas são os meses e as linhas são os dias.

Ah, não se esqueça de deixar um espaço para sinalizar a legenda e saber qual sentimento cada cor representa. Depois, é só personalizar a folha como você e mais gostar e começar a usar o seu Meu ano em Pixels.

Como usar o meu ano em pixels?

Usar o meu ano em pixels é muito fácil, apesar de exigir um grande comprometimento. Para preenchê-lo, basta colorir diariamente o quadradinho correspondente com a cor ou padrão escolhido na legenda

A legenda no modelo aqui do Entre Cartas e Amores fica na lateral da planilha, com espaços em branco para que você possa definir qual a cor que você quer usar para cada sentimento descrito ao lado. Depois de escolher e pintar na legenda, diariamente durante o ano você vai preencher o espaço correspondente ao dia. 

O mais complicado mesmo é criar a rotina para lembrar de preencher todos os dias. Tirar um tempinho para entender qual foi a emoção predominante naquele dia, afinal, podemos sentir todos os sentimentos descritos ali na legenda no período de 24 horas. 

👉 Conheça também a Roda da Vida, uma ferramenta que vai ajudar você a analisar todas as áreas da sua vida.

Pra que serve o meu ano em pixels?

Identificar qual desses vários sentimentos foi o que mais esteve presente pode ser um processo um pouco mais difícil, mas que com certeza é o objetivo principal desse planner. 

Ele vai  ajudar você a entender melhor os seus sentimentos, com muito cuidado e auto conhecimento durante o período de um ano inteiro.

Mood Tracker para imprimir grátis 2024

Mood Tracker - Meu ano em pixels para imprimir

Se interessou pelo Mood Tracker e quer uma versão para imprimir que seja gratuita e em PDF? Então você está no lugar certo!

Temos uma versão super atualizada, que faz parte do nosso Planner 2024 completo, para ajudar você a acompanhar as suas emoções durante o ano todo.

Para fazer o download para impressão, basta clicar no botão abaixo e salvar o arquivo em PDF no seu celular ou computador.

Além disso, aqui no blog nós já disponibilizamos vários modelos desse planner durante os últimos anos. Alguns mais coloridos, mais cleans, personalizáveis, entre outros.

📥 Se você quiser conferir e baixar algum modelo antigo, pode conferir todos clicando aqui.

Além disso, temos temos uma página do planner disponibilizado aqui no blog que é um controlador de humor sem data, e você pode acessar aqui: 

📥 Mood tracker do entre cartas e amores.

Mas se você é mais do time que prefere deixar esse tipo de coisa no mundo digital, também existem aplicativos que trazem o mesmo propósito. Se você preferir a versão digital, recomendo o app Pixels – Mood & mental Health, disponível para download na google play e na App Store.

👉 Calendário 2024 para imprimir: anual, mensal e datas comemorativas

Agora que você já sabe o que é, como usar e tem a sua versão 2024 do mood tracker, espero que sua nova jornada de autoconhecimento seja boa. Mas não esqueça: é comum ter dias e bons e dias ruins. A vida é uma grande montanha russa sentimental mesmo. A virada de chave é realmente conhecer e entender como esses sentimentos nos afetam. 

Não esqueça de conferir outros posts e materiais aqui do blog na categoria planejamento e produtividade

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *